segunda-feira, 4 de maio de 2009

Trombose

Trombose Significa coágulo sangüíneo e a Trombose é a formação ou desenvolvimento de um trombo que pode ocorrer em uma veia (superfície /ou interior dos músculos) corporal. Quando o trombo se forma em veia profunda, no interior do músculo caracteriza Trombose Venosa Profunda (TPV). A TVP é uma doença grave e responsável por seqüelas de insuficiência venosas crônicas como: dor na perna, edema, aumento de temperatura, úlceras de estase (feridas) e a mais grave Embolia Pulmonar. Nas veias profundas, o que mais chama atenção é o edema e a dor, normalmente restritos aos membros inferiores. Tratamento depende da intensidade do risco a que o paciente está submetido utilizam-se medicamentos anticoagulantes (que diminuem a possibilidade do sangue coagular) em doses prescritas e recomendadas por médico especialista.
Fatores de Risco Ø Indivíduos com idade superior a 40 anos (incidência aumenta com a idade); Ø Obesidade, Varizes e histórico em membros da família (caráter genético). Ø Indivíduos portadores de anormalidade genética do sistema de coagulação Ø Uso de anticoncepcionais orais (sobretudo em mulheres fumantes); Ø Terapia de reposição hormonal; Ø Câncer e quimioterapia; Ø Doenças cardíacas ou respiratórias graves; Ø Infecção grave e Traumatismos entre outros.
Prevenção
Alguns ajustes no estilo de vida, como a suspensão do fumo, a limitação do consumo de bebidas alcoólicas e uma alimentação balanceada e o controle da obesidade; Atividades que envolvam os grandes grupos musculares, o condicionamento cardiorespiratório e as atividades que elevam a auto-estima e reduzem a ansiedade, a depressão e a insônia; São condutas essenciais para diminuir o risco de doenças em geral.